Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade - CAAED

Para dar conta de sua missão institucional, a CAAED/PROAE desenvolve as seguintes ações:
 

1. Programas/Projetos permanentes

Programa Permanecer

Concede bolsas acadêmicas a estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica vinculadas a projetos de iniciação à pesquisa, extensão e iniciação ao ensino, sob orientação de servidores(as) dos corpos docente e técnico-administrativo da Universidade. A seleção dos projetos e de bolsistas é realizada anualmente com edital especifico. Outras informações podem ser consultadas através do endereço eletrônico www.sisper.ufba.br.

Projeto Conviver

Produz e publica livros científicos e literários de autoria de estudantes de graduação em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de edital de seleção. Realiza-se-á atividades para formação acadêmica dos discentes participantes.  

 

UFBA em Paralaxe

O projeto “Ufba em Paralaxe” se constitui de um conjunto de ações que pretendem atuar na superação dos preconceitos e das discriminações que impactam e dificultam a qualidade de vida e autoafirmação de segmentos específicos de estudantes: negros(as), índigenas, mulheres, pessoas com necessidades educacionais especiais, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros/LGBTTTs.

Paralaxe propõe o deslocamento do lugar do(a) observador(a).  Ao se deslocar, o objeto ou sujeito fica, para quem observa, alternado. E assim, é possível ver de outro jeito, a ele ou a ela, ou à coisa e, obviamente a si próprio. Deslocar o lugar é também deslocar ideias fixas e restritas: é abrir-se, desvelar-se, a si e aos outros.

Usar o termo paralaxe como um conceito para agir na Universidade, como um procedimento de convivência com as diversificações de ideias, de pessoas, de conhecimentos é propor metodologias de empoderamento e emancipatórias, que deslocam concepções de mundo e as traz à tona, para que sejam criticadas e transformadas.

Apoio a atividades de lazer e esporte

Busca-se contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida do nosso corpo discente, incentivar e democratizar a prática do desporto saudável, bem como favorecer espaços de convivência entre os membros que compõem a comunidade universitária.

Nesse sentido, contamos com o edital de Bolsa Esporte que beneficia 100 (cem) estudantes atletas matriculados(as) em cursos de graduação da UFBA.

Outras ações serão desenvolvidas.

 

Projeto de Formação Continuada

Trata-se de uma parceria entre a PROAE e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas - PRODEP que tem como finalidade ofertar cursos de sensibilização para servidores(as) docentes e técnicos-administrativos(as) sobre temáticas pertinentes às ações afirmativas, convivência universitária, assistência estudantil e inclusão, a fim de combater e prevenir formas de descriminação e melhorar o atendimento à comunidade universitária.

Inicialmente, os cursos serão ofertados a todos os profissionais desta Pró-Reitoria.  Nesta perspectiva, no quarto trimestre de 2014 oferecemos o curso “A Gestão da Administração Pública e o Nome Social”, com carga horária de 20 horas.

 

2. Ações eventuais

Memorial das Residências.

O Projeto “Memorial: Memória e Vida das Residências Universitárias da UFBA”, ainda em fase de consolidação, procura resgatar a história das Residências a partir das vivências, das narrativas, dos fatos e de objetos significativos que fazem menção à memória das Residências. Esse projeto tem como principais objetivos:

- Resgatar a memória das Residências Universitárias da UFBA e do Movimento Estudantil na UFBA, fortalecendo sua identidade, ressaltando a importante função nos cenários acadêmico, cultural e político para os seus moradores e para a sociedade baiana.

Esse projeto é de autoria de estudantes das Residências Universitárias, de caráter eventual, e conta com orientação pedagógica e financiamento da PROAE/UFBA.

 

Projeto Conversações

Trata-se de um projeto que tem como objetivo ampliar as discussões sobre temáticas contemporâneas relacionadas às ações afirmativas, educação e diversidade em diversos espaços sociais, através do audiovisual. Constitui-se, inicialmente, na produção de quatro vídeos de conversas entre personalidades importantes no cenário acadêmico nacional, sobre os seguintes temas:

1. Educação e Vivências Indígenas, com Álamo Pimentel e Kaká Werá Jecupé;

2. Educação, Gênero e Literatura, com Florentina Souza e Elisa Lucinda;

3. Educação e Religiões Afro-Brasileiras, com Marcelo da Cunha e Reginaldo Prandi; e

4. Educação e Sexualidades, com Leandro Colling e Fernando Sefnner.

O projeto está em fase de finalização para posterior lançamento. Pretende-se distribuir o conjunto de vídeos, a priori, para escolas e universidades públicas brasileiras, através de apoio de órgãos públicos e privados. Buscando também firmar parceiras para veicular em canais abertos de televisão e/ou através de TVs universitárias. Contando também com a Internet para veicular os vídeos e, assim, democratizar o acesso ao conteúdo do projeto.