1. Programas/Projetos permanentes
Programa Permanecer
Concede bolsas acadêmicas a estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica vinculadas a projetos de iniciação à pesquisa, extensão e iniciação ao ensino, sob orientação de servidores(as) dos corpos docente e técnico-administrativo da Universidade. A seleção dos projetos e de bolsistas é realizada anualmente com edital especifico. Outras informações podem ser consultadas através do endereço eletrônico www.sisper.ufba.br.
Projeto Conviver
Produz e publica livros científicos e literários de autoria de estudantes de graduação em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de edital de seleção. Realiza-se-á atividades para formação acadêmica dos discentes participantes.
UFBA em Paralaxe
O projeto “Ufba em Paralaxe” se constitui de um conjunto de ações que pretendem atuar na superação dos preconceitos e das discriminações que impactam e dificultam a qualidade de vida e autoafirmação de segmentos específicos de estudantes: negros(as), índigenas, mulheres, pessoas com necessidades educacionais especiais, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros/LGBTTTs.
Paralaxe propõe o deslocamento do lugar do(a) observador(a). Ao se deslocar, o objeto ou sujeito fica, para quem observa, alternado. E assim, é possível ver de outro jeito, a ele ou a ela, ou à coisa e, obviamente a si próprio. Deslocar o lugar é também deslocar ideias fixas e restritas: é abrir-se, desvelar-se, a si e aos outros.
Usar o termo paralaxe como um conceito para agir na Universidade, como um procedimento de convivência com as diversificações de ideias, de pessoas, de conhecimentos é propor metodologias de empoderamento e emancipatórias, que deslocam concepções de mundo e as traz à tona, para que sejam criticadas e transformadas.
Apoio a atividades de lazer e esporte
Busca-se contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida do nosso corpo discente, incentivar e democratizar a prática do desporto saudável, bem como favorecer espaços de convivência entre os membros que compõem a comunidade universitária.
Nesse sentido, contamos com o edital de Bolsa Esporte que beneficia 100 (cem) estudantes atletas matriculados(as) em cursos de graduação da UFBA.
Outras ações serão desenvolvidas.
Projeto de Formação Continuada
Trata-se de uma parceria entre a PROAE e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas - PRODEP que tem como finalidade ofertar cursos de sensibilização para servidores(as) docentes e técnicos-administrativos(as) sobre temáticas pertinentes às ações afirmativas, convivência universitária, assistência estudantil e inclusão, a fim de combater e prevenir formas de descriminação e melhorar o atendimento à comunidade universitária.
Inicialmente, os cursos serão ofertados a todos os profissionais desta Pró-Reitoria. Nesta perspectiva, no quarto trimestre de 2014 oferecemos o curso “A Gestão da Administração Pública e o Nome Social”, com carga horária de 20 horas.
2. Ações eventuais
Memorial das Residências.
O Projeto “Memorial: Memória e Vida das Residências Universitárias da UFBA”, ainda em fase de consolidação, procura resgatar a história das Residências a partir das vivências, das narrativas, dos fatos e de objetos significativos que fazem menção à memória das Residências. Esse projeto tem como principais objetivos:
- Resgatar a memória das Residências Universitárias da UFBA e do Movimento Estudantil na UFBA, fortalecendo sua identidade, ressaltando a importante função nos cenários acadêmico, cultural e político para os seus moradores e para a sociedade baiana.
Esse projeto é de autoria de estudantes das Residências Universitárias, de caráter eventual, e conta com orientação pedagógica e financiamento da PROAE/UFBA.
Projeto Conversações
Trata-se de um projeto que tem como objetivo ampliar as discussões sobre temáticas contemporâneas relacionadas às ações afirmativas, educação e diversidade em diversos espaços sociais, através do audiovisual. Constitui-se, inicialmente, na produção de quatro vídeos de conversas entre personalidades importantes no cenário acadêmico nacional, sobre os seguintes temas:
1. Educação e Vivências Indígenas, com Álamo Pimentel e Kaká Werá Jecupé;
2. Educação, Gênero e Literatura, com Florentina Souza e Elisa Lucinda;
3. Educação e Religiões Afro-Brasileiras, com Marcelo da Cunha e Reginaldo Prandi; e
4. Educação e Sexualidades, com Leandro Colling e Fernando Sefnner.
O projeto está em fase de finalização para posterior lançamento. Pretende-se distribuir o conjunto de vídeos, a priori, para escolas e universidades públicas brasileiras, através de apoio de órgãos públicos e privados. Buscando também firmar parceiras para veicular em canais abertos de televisão e/ou através de TVs universitárias. Contando também com a Internet para veicular os vídeos e, assim, democratizar o acesso ao conteúdo do projeto.
Eventos 2019
29/07/2019 - Vozes e Saberes de Mulheres Negras - Programação
21/08/2019 - Juventude Negra e Mercado de Trabalho - Programação
20/09/2019 - Outros olhares sobre Assistência Estudantil: arte, afeto e bem viver
Certificados 2019
Juventude Negra e Mercado de Trabalho
Novembro Negro 2019 - Participantes - Manhã
Novembro Negro 2019 - Participantes - Tarde